Parte 3
Ideias Principais
O organismo humano possui diversos tipos de leucócitos capazes de reconhecer substâncias ou microrganismos estranhos, com o objetivo de os neutralizar ou destruir.
A diapedese e a fagocitose são mecanismos úteis e necessários para o modo de atuação de certos leucócitos.
Diapedese- Passagem dos leucócitos pelos espaços entre as células da parede dos vasos sanguíneos, só sendo possível devido a facto de os leucócitos terem uma forma flexível.
Fagocitose- O processo tem como objetivo eliminar/destruir específicas particulas ou microrganismos prejudiciais ao bom funcionamento do corpo em causa. Dentro da célula dos leucócitos vai haver formação de pseudópodes para capturar o agente patogénico que depois é digerido por ação das enzimas.
Pág.98
1-
Na figura A temos a introdução de bactérias devido a uma ferida, na figura B temos a saída dos leucócitos do vaso sanguíneo (diapedese) e na figura C temos captura das bactérias por parte dos leucócitos (Fagocitose).
Parte 4
Ideias Principais
A presença de dois antigénios naturais (ou aglutinogénios) A e B à superfície dos eritrócitos determina a pertença de um indivíduo a um dos grupos sanguíneos do sistema ABO:
Grupo A: possui o antigénio A nos eritrócitos;
Grupo B: possui o antigénio B nos eritrócitos;
Grupo AB: possui os antigénios A e B nos eritrócitos;
Grupo O: não possui qualquer antigénio nos eritrócitos.
Existem dois anticorpos naturais no plasma:
Anticorpo anti-B: liga-se ao antigénio B nos eritrócitos.
heart Care de Simão Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário